quarta-feira, 10 de julho de 2013

O dálmata é a raça ideal para você?

Antes de comprar um filhote da raça dálmata é preciso fazer algumas considerações. A pergunta final é: O Dálmata é a raça ideal para você? Se você responder NÃO de alguma das perguntas considere que talvez a raça não seja ideal para você...

1-Você tem tempo suficiente para realizar exercícios ou gastar energia do seu dálmata?
Dálmatas precisam de muito exercício, podem se tornar destruidores ou agressivos caso não "gastem" suas energias.

2-Você tem tempo e dinheiro para alimentar, escovar, dar banho, limpar o local onde ele vive por todos dias do ano?
Sim, como qualquer cão eles precisam de um mínimo de cuidado. Alimentação adequada e de qualidade não é barato. Manter um ambiente apropriado e higiênico é fundamental. Escovação semanal ou diária se faz necessária para que diminua a queda de pêlos pela casa.

2-Sou ciente que devo prezar pela saúde e integridade desse dálmata?
Oferecer um melhor lugar para o cão permanecer não é tudo. É preciso também oferecer carinho e amor. Dálmatas são extremamente amorosos e adoram estar perto do dono, inclusive dentro de casa. Devo estar ciente que qualquer cuidado mal feito, repreensões sem cuidado pode torna-lo arredio ou até agressivo, e a culpa não é de quem te vendeu... O ambiente onde o cão vive influencia muito, inclusive as atitudes do dono podem mudar o temperamento de um cão.

3- Dálmatas soltam muito pêlo, estou ciente que devo conviver com pêlos soltos que podem sujar o ambiente em que vivo?
Dálmatas soltam pêlo, se você tem alergia ou alguém tem deve-se considerar que o dálmata não é a melhor raça para você.

4- Dálmatas são cães que fazem guarda de seus espaços, a maioria deles latem com certa frequência, estou ciente disso?
Se o dálmata achar que algo está errado, ele late para mostrar que algo está errado. Também podem latir como forma de se comunicarem com você ou outros cães. Se seu condomínio/vizinhança reclama de latidos talvez não seja a melhor raça para você. Ou, talvez terá que desembolsar e comprar uma coleira anti-latido e evitar reclamações.

5- Dálmatas costumam ser filhotes roedores e dificilmente não irão comer uma plantinha ou chinelo, ou simplesmente cavar algum buraco no seu jardim, você está de acordo com isso?
Sim, principalmente os filhotes tem uma tendência a roer tudo que acham de interessante. E só pra avisar, alguns adultos permanecem assim até uma certa idade.

6- Dálmatas é uma raça que tem problemas de surdez. Estou ciente de que essa doença afeta cerca de 20% dos cães da raça?
Dálmata é a raça mais predisposta a surdez. Cerca de 20% são surdos de apenas um lado ou dos dois lados do ouvido. Quando comprar um filhote é preciso sempre perguntar o criador como ele faz esse controle, para não comprar um filhote e depois descobrir que ele é TOTALMENTE surdo. Sim, acontece porém filhotes totalmente surdos devem ser doados e não vendidos. No Brasil, apenas uma universidade disponibiliza o TESTE DE BAER, único teste que comprova oficialmente a audição. Porém, testes caseiros são úteis para saber se o filhote escuta ou não.

7- Dálmatas também sofrem de cálculos renais. Uma dieta adequada se faz necessária, tenho essa condição?
Alimentação Natural ou ração de qualidade com baixo teor proteico(com carne de frango, peru ou cordeiro) são as ideais. Oferecer água a vontade, e urinar sempre que o cão tiver vontade também favorecem o não aparecimento das pedras. O ato "prender" o xixi não é nada legal.

8- Dálmatas também sofrem com displasia coxofemoral. Estou ciente?
A displasia coxofemoral não é muito comum, mas acontece. Pergunte sempre antes de comprar um filhote, se os pais possuem a chapa de displasia que deve ser A ou B para o criador, bons criadores fazem esse exame em seus cães. Exame fácil e rápido e possui em todos os lugares.

9- Dálmatas costumam ser teimosos, tenho pulso firme?
Dálmatas precisam ser educados e socializados desde cedo, costumam ser teimosos e podem conseguir te convencer do que eles querem. A convivência entre cães do mesmo sexo pode causar brigas, se de nada seu pulso firme adiantar, talvez seja melhor uma castração para acalmar os brigões.

Dálmatas são apaixonantes, porém todo cão de raça requer cuidado específico para suas necessidades. Só você ama, você cuida <3

3 comentários:

  1. Realmente essas informações são muito importantes! O meu dálmata tem muitas dessas características e é um cão apaixonante!

    ResponderExcluir
  2. Minha dálmata tá ficando magra mas como bem a ração o que pode ser ?é agora esses dias começaram a aparecer alguns carrapatos,queria dar carne de frango pra ela posso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu mudei a alimentação da minha, tirei a ração, pois não estava comendo. Estou dando alimentação natural e é lindo de ver a alegria dela ao comer. Respondendo sua pergunta, eu mistura sempre alguma coisa na ração para ver se comia, ate frango. Se tiver interesse em saber mais sobre a alimentação, acessa www.cachorroverde.com.br foi nesse site que aprendi tudo =)

      Excluir

Deixe sua mensagem aqui, não esqueça de colocar seu amail.