quarta-feira, 25 de julho de 2012

Temperamento dos dálmatas

Bem, acho que nesse tempo todo nunca fiz um post falando do temperamento dos pintados.
Novamente no Padrão da Raça está a seguinte colocação:


"COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: temperamento agradável, amigável,
sem timidez ou hesitação, livre de nervosismo e agressividade. Tipo animado, leal,
independente e fácil de treinar. O Dálmata gosta de atividades aquáticas e ao ar livre.
Ele tem um característico instinto de caça."

Com certeza, está correto em todas as colocações porém imcompleto.
Dálmatas esbanjam simpatia por onde passam, sempre abanando o rabo pra quem quer que seja. Dentro do seu território(sua casa, canil, quintal, caixa de transporte, cercado, etc) pode se mostrar territorial e vai latir e se mostrar agressivo, mas se chegar perto... ele não vai tentar te morder, vai é continuar latindo, já que entende como um estranho em seu território e está tentando alertar seu dono sobre possível invasão. Esse comportamento veio de sua antiga função que era acompanhar carruagens no passado fazendo a guarda.

Dálmatas gostam de sorrir! Sim, dálmatas sorriem.. acho que é a única raça que possui essa característica. Aqui em casa tenho 2 sorridentes. O sorriso eles mostram sempre quando estão muito felizes e estão gostando de você por perto.
Lunna sorrindo!

Dálmatas são bastante fáceis de treinar, porém podem se mostrar um pouco teimosos e se eles não acharem o treino legal, logo ficam entediados.

Dálmatas AMAM atividades ao ar livre, se sentem super satisfeitos e felizes e conseguem demonstrar isso. Pode ser uma caminhada, corrida, uma volta de bicicleta(melhor ainda se for à cavalo) ou uma volta no parque ou fazenda. E acredite, eles aguentam longas distâncias também característica proveniente de sua antiga função, são excelentes seguidores. Gostam de água sim, tenho um inclusive que leva seus amigos próximo a um rio do sítio apenas para nadar por lá e outra que adora pular em poças de água.

São excelentes caçadores, caçam de tudo! Abelha, besouro, passarinho, porco-espinho(muito cuidado!), lagartixa, gambá, coelhos, tatus...

Se dão bem com crianças, aliás amam! Porém, é preciso cuidado com as muito pequenas pois dálmatas são serelepes demais e nas brincadeiras podem machucar.


Bella convive bem com outras espécies
Adoram brincar de bolinha, de puxar alguma corda, de brincar com outros cães(se dão bem até com gatos) e adoram dormir na sua cama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui, não esqueça de colocar seu amail.