segunda-feira, 30 de julho de 2012

Contra a fábrica de filhotes

Não raro, atendo pessoas no telefone e até na minha casa querendo acasalar seus dálmatas. As razões pelas quais as pessoas decidem fazer isso são várias: "vi seu cão não sei onde, achei lindo, tenho uma femea.. gostaria que ela tivesse uma ninhada", "gastei uma fortuna com o meu, agora quero recuperar o dinheiro".... e por aí vai!

Muitas pessoas dizem: "Meu dálmata é lindo e puro, eu gastei uma fortuna com ele para comprar no pet shop X" Tá, você pode ter gastado uma fortuna com ele, porém nenhum pet shop JAMAIS venderia um cão decente de um criador no mínimo responsável, pois criadores responsáveis não deixam seus filhotes esperando que a pérola da sua criação seja vendida para uma pessoa desconhecida.

Porque os pet shops são os lugares onde a fábrica de filhotes "desaguam" seus produtos.

As fábricas de filhotes "produzem" dálmatas, goldens retrievers, yorkshire, rottweiler, beagle, poodles, akitas, akitas, shitzus... ou seja, várias raças, tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar. Você já foi em algum restaurante que oferecesse, com qualidade e idoneidade ao mesmo tempo, comida árabe, italiana, chinesa, portuguesa, alemã e mineira? Pois é... os fabricantes de filhotes abrigam dezenas de cães, amontoados em gaiolas, fêmeas reproduzindo cio após cio. Uma gaiola do lado da outra, uma parindo, outra amamentando, cães doentes, outros com pulga e carrapato proximo aos filhotes tudo junto... sem menor responsabilidade e coerência.

Agora, pense comigo: você está a afim de investir em um cãozinho que viverá com sua família por até 15 anos? Que tal investir um pouco mais? Ir busca-lo pessoalmente, conhecer os pais, o lugar em que nasceu, conhecer outros dálmatas e saber mais da raça, conversar sobre as particularidades dos filhotes. Com certeza, o criador idôneo que você procurar terá o maior prazer e orgulho de mostrar a criação dele pra você, e conversar com você sobre os dálmatas(maior paixão da vida dele)... isso enche de orgulho e felicidade a qualquer criador.

Se você duvida que fabricantes de filhotes não existem, veja com seus próprios olhos.

2 comentários:

  1. Poxa! Sabe que para mim isto e e sempre foi um problema de responsabilidade moral do kennels! Falta orientacao, falta muita coisa! Acho que aqui podemos ajudar e orientar as pessoas! Parabens!
    Eduardo Becker

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo texto. Os canis de fundo de quintal e os acasalamentos irresponsáveis somente ajudam a destruir as raças - principalmente aquelas q estão na moda. Já destruíram o poodle, o yorkshire e a quantidade de "dalma-latas" que conheço so me fazem cada dia mais ser a favor da venda de animais castrados para particulares.

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem aqui, não esqueça de colocar seu amail.