quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Necessidade da Raça

Como qualquer cão, seja ele de raça ou não, cada um tem sua necessidade. Claro que cada cão tem suas necessidades específicas, mas dálmatas costumam ter algumas necessidades comuns entre eles.

Atividades
Dálmatas são fontes de energia inesgotável? Bem, as pessoas costumam dizer isso mas existe algumas controvérsias. Dálmatas são fontes de energia inesgotáveis para gastar, ou seja, são cães que precisam de exercício físico DIÁRIO se não podem se transformar em potenciais destruidores do lar. Claro, torno a dizer que depende do cão e também da sua idade, pois filhotes tem mais energia que dálmatas mais maduros. 
Uma casa com tamanho legal é o suficiente pra ele correr e brincar, mas muito vezes alguns donos de dálmatas reclamam que mesmo com espaço em casa, o cão continua destruindo o jardim, comendo coisas e etc... eu logo respondo dálmatas gostam de brincar ou com outro humano ou com outro cão, precisam de estímulo, muitas vezes, pra gastar a energia. Sempre sugiro quando alguém tem espaço em casa mas não tem tempo para brincar ou exercitar o dálmata é dar uma companhia canina a ele que seja do mesmo porte(para brincar e não ocorrer do dálmata o machucar se for uma raça muito pequena) e de sexo diferente(para evitar brigas de dominância entre sexos iguais) e de preferência um outro dálmata, risos. Brincando entre eles correm, pulam e brincam que gastam a energia um do outro, essa é uma experiência que sempre dá certo nas vezes que eu sugeri.
Se você tem tempo e gosta de exercícios físicos escolher a raça PERFEITA pra você. Dálmatas são os melhores companheiros para atividades aérobicas e ao ar livre como caminhada, corrida, bike e até trilha. Como já falei dálmatas acompanhavam carruagens durante viagens, então nasceram para andar longas distâncias sem se cansar, aguentam mais de 15 km trotando sem esforço, claro você deve começar devagar e ir aumentando a km com o tempo.
Daí me perguntam se dálmatas podem morar em apartamento e eu respondo... SIM. Sim, podem morar em apartamento. Mas aí você vai ter que se comprometer em leva-lo para passear TODOS OS DIAS, no mínimo, uma hora de caminhada ou então comprar um esteira(aquelas esteiras de academia que o povo fica andando e correndo) e treina-lo a andar ali uma hora por dia sem parar ou até ele suprir sua necessidade de exercicios. Mas de todas as opções não acho a melhor de coloca-lo em apartamento, dependendo do cão pode ser um guardião nato e vai ficar latindo a cada minuto que o vizinho ao lado entrar dentro de casa ou ficar entediado de ficar sozinho em um apartamento, tornando a dizer DEPENDE DO DÁLMATA. Existem vários dálmatas que moram em apartamento e são bem tranquilos quanto a isso. Mas de todas as opções, essa não é melhor. Dálmatas vivem melhor em casa com quintal ou sítios.
Outra coisa, dálmatas gostam de água, claro que não na hora do banho... mas se você incentivar desde filhote eles criam uma conexão com água bem legal... dos meus 3 todos eles gostam de água e quando entro no rio proximo a meu sítio eles me acompanham e nadam junto... é muito legal!

Higiene
Dálmatas mesmo com pêlo curto, soltam MUITO pêlo e é normal. Uma escovação semanal com escova de CERDAS MACIAS é o suficiente para remover os pêlos mortos. Nunca use aquela escova de dentes de aço, aquilo é um perigo para os dálmatas acaba machucando a pele deles, e o resultado são dermatites nada agradáveis. Dálmatas não são cachorros que costumam ficar muito fedorentos(risos), um banho mensal ou quinzenal é mais que suficiente. Lembrar sempre de usar sabonetes ou shampoos neutros para evitar dermatites. Importante limpar as orelhas na parte interna sempre, com algodão e produtos próprios para isso, uma limpeza superficial para mante-los longes de otites. Escovação dental também é muito importante, para evitar tártaro se não for possível diariamente, o máximo de vezes que puder. Unhas, sempre aparadas pelo veterinário ou profissional porque pode machucar o cão.

Alimentação
Dálmatas precisam de alimentacão balanceada. Alguns são bastante gulosos e outros não comem quase nada. Acompanhe sempre a alimentação do seu dálmata e verifique se ele está no peso ideal, qualquer coisa pergunte ao seu veterinário. Se você é adepto da alimentação natural para seu dálmata(super recomendo) tenho algumas dicas nesse post dos bons alimentos para eles clicando aqui. Se você usa a ração comercial dê preferência as super premium(pro plan, royal canin, eukanuba, premier, natural da guabi, equilíbrio) e sem corantes, e se possível a livre de grãos.

Acho que é só, com isso você pode curtir seu dálmata feliz da vida, e você mais ainda!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui, não esqueça de colocar seu amail.