terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como escolher seu filhote de dálmata II

Filhotes bonitos e saudáveis


A escolha de um filhote, independente de qual raça, deve ser muito bem planejada e orientada sempre por alguém mais experiente seja o criador ou o veterinário.
Pêlos de dálmatas pela casa
Primeiramente, decida se aquela raça é adequada para você, dálmatas são cães que possuem muita energia e precisam de muito espaço para correr e brincar, se você não possui um espaço muito grande em casa esteja ciente que precisará leva-lo para passear em um mínimo de uma hora todos os dias ou praticar esportes como agility e frisbee. Dálmatas se alimentam como todo cão de grande porte, apesar de pêlo curto isso não significa que não soltam pêlo, muito pelo contrário eles soltam bastante. A fase filhote dessa raça é ainda mais agitada, então não se surpreenda se seu filhote comeu um par de sapatos ou furar seu sofá.

Após a escolha da raça você deve se informar e conhecer tudo sobre os pintados as doenças genéticas(temos tudo sobre surdez nos dálmatas ->clique aqui,) o padrão, os criadores conceituados na raça quanto mais informações você tiver melhor será sua escolha no filhote.

Filhotes de dálmatas são brancos quando nascesm
Sempre dê preferência à criadores que procuram não apenas vender filhotes mas sim um melhoramento genético na raça assim você está valorizando o trabalho de pessoas que querem sempre o bem dos seus animais e não vendem para ganhar dinheiro, canis especializados em uma raça só poderá te ajudar em uma vida toda do cão até mesmo se no futuro você não queira mais o cão(NOSSOS CANIS PARCEIROS SÃO IDÔNEOS, NÓS CONFIAMOS). Canis que vendem várias raças possuem esse grande número de cães pois querem vender o quanto mais, e não oferecem aos clientes um apoio como assim deveria ser. Procure sempre o criador que oferece contrato de compra e venda assim você poderá deixar claro seus direitos e ser devidamente atendido quando precisar. Filhotes com pedigree não significa um filhote com qualidade, o bom criador produz um cão de qualidade, canis que prioriza a venda não. Tenha sempre um pé atrás na compra, procure saber quem já comprou naquele canil e verifique tudo o que puder. Você pode ser enganado então prefira pagar um pouco mais caro e tenha certeza que não irá se arrepender depois.

Após a escolha consciente do criador, verifique as ninhadas disponíveis. Bons criadores planejam suas ninhadas e talvez não tenha alguma disponível no momento, deixe claro seu intuito de comprar um filhote assim o criador irá lhe oferecer a reserva, que normalmente é 40% ou 30% do valor do filhote ele pedirá também que assine o contrato de compra e venda para assegurar tudo direitinho. Procure ver os pais, se puder vá até o canil, olhe as instalações e verifique se tudo é devidamente limpo. Dálmatas são cães muito dóceis e não tem problema em aceitar pessoas estranhas, se o criador dizer que os cães são bravos e não podem ser vistos ou tocados desconfie na hora. Caso não possa ir ao canil, veja fotos, peça os exames de displasia(cães de grande porte são aconselhados a ter esse exame), criadores responsáveis levam seus cães a exposições veja fotos dos cães sendo julgados, cópia dos títulos dos pais, vídeos, tudo o que puder, o criador idôneo não verá o menor problema em te mostrar e falar sobre tudo isso.

A escolha do filhote precisa atender suas necessidades, o criador vai tentar de todas as maneiras possíveis adequar o filhote às suas condições. Antes de tudo você precisará decidir se quer um filhote para companhia ou para participar de exposições ou/e se tornar um reprodutor no futuro. Um filhote para companhia precisa ser castrado posteriormente, alguns criadores deixam isso claro no contrato de compra e venda outros não, costumam ter um preço menor que os cães de show(reprodução e/ou exposição) mas isso não significa que são filhotes mais feios ou fora do padrão mas apenas não são compatíveis para serem julgados ou para ser reproduzidos, os filhotes patch são apenas para companhia, e se forem filhotes com características excepcionais podem ser usados na reprodução mas nunca poderão ser julgados em exposição pois pelo padrão oficial não é permitido. Filhotes show possuem características que os tornam aptos para reprodução e exposição. Depois deverá optar pelo sexo macho ou fêmea. Se for para show, as fêmeas passam por cio aproximadamente de 6 em 6 meses durante 15 dias, esse período precisará de atenção pelo dono, os machos marcam território e costumam ser possessivos e briguentos. Mas se for para companhia, com a castração você evitará além desses problemas o surgimento de doenças como piometra, nas fêmeas e tumores testiculares, nos machos.

Normalmente, o filhote pode ser entregue à partir dos 45 dias de vida, já que nessa idade ele está desmamado, alimentando–se exclusivamente de ração, vacinado e vermifugado. O pedigree é um documento que atesta a origem, a partir de uma árvore genealógica.
Desde os primeiros dias de vida, seguindo seus instintos, os filhotes desenvolvem um comportamento de matilha, obedecendo a uma hierarquia desde já.
O perfil de cada filhote pode ser notado pela sua atitude e comportamento. Cada proprietário necessita de um “tipo” ideal de filhote, baseando-se em características como atividade, disposição, finalidade, contato com outros animais, espaço físico, presença de crianças, etc.

Prefira os filhotes dispostos, desinibidos e dóceis, dentro da ninhada escolha um filhote conforme a sua necessidade ou perfil. Por exemplo se morar em apartamento escolha um filhote menos ativo, ja se for para um sitio pode dar preferência aos mais ativos. Esse é só mais um criterio de escolha, entretanto, confie no criador e peça a sua orientação pois ele tem experiência para indicar aquele que melhor atende ao seu perfil. Filhotes saudáveis não são filhotes gordos ou grandes, veja aqueles que tem um aspecto forte, a pelagem é o espelho da ninhada repare se todos têm o pêlo brilhante e denso.

Após a escolha do filhote, agende com o criador a data de entrega do mesmo de preferencia aos finais de semana e procure buscar o filhote no periodo da manhã, pois você terá o dia inteiro para dar atenção e distraí-lo, preparando assim pra que a noite ele esteja adaptado e cansado, pronto para dormir.

A fase de crescimento é uma extremamente importante, pois refletirá no futuro, quando adulto. Fale com o veterinario e faça um acompanhamento pediátrico, assim prevenindo contra surpresas desagradáveis.

A aquisição de um cãozinho é um investimento em qualidade de vida, escolha bem o criador e assim você receberá as orientações adequadas. Siga regularmente o calendário de vermifugação e vacinação, seguindo as orientações de médico veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem aqui, não esqueça de colocar seu amail.